quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Parando de tirar as cutículas - 1ª semana

Comecei meu vício esmaltístico em fevereiro de 2011,mas só comecei a remover as cutículas em agosto.Que foi quando vi que dava pra tirar aquele pele fina que tanto me incomodava.Minha cutícula sempre foi muito fina,mas sempre tive muita,e esse era o motivo de eu tirar.Na primeira vez que fui tirar minha mãe avisou,disse que se tirasse ela cresceriam mais feias e grossas,mas eu nem liguei.E como nunca tinha tirado,fiz tudo errado,por sorte não tirei um bife.
Mas agora há 5 meses tirando cutícula vejo o quanto faz mal.Agora também sei o motivo das minhas unhas não crescerem e serem fracas.Pesquisei bastante e vou falar um pouco sobre as cutículas primeiro.



O que é cutícula ?Pra que elas servem ?                                                                                      
"Cutícula é a pequena faixa de pele existe na base de cada unha da mão e do pé, e sela o                     ponto de conexão entre as unhas e o corpo."                                                                            
Porque removê-las faz mal ?                                                                                                  
Cortar as cutículas pode fazer com que a condição geral dos dedos e mãos se deteriore. Algumas  pessoas desenvolvem infecções agudas ou crônicas na base das unhas, que requerem tratamento médico. E aqueles que passam por infecções repetidas podem terminar com unhas tortas,encravadas ou irregulares.                                                                                                                                              
 Qual a parte positiva de não tirar as cutículas ?                                                                                                         As cutículas ajudam a proteger as novas células de queratina de danos enquanto elas                           amadurecem e estendem  o comprimento das unhas. A maneira pela qual a cutícula se sobrepõe à lâmina ungueal também ajuda a selar a brecha entre a pele e as unhas. Sem essa vedação, os dedos ficariam mais suscetíveis a intrusões e subsequente infecção por vírus e bactérias.                                                                                                                                                                  
Tirar as cutículas pode gerar doenças ?                                                                                                            
Sim.Trabalhando com grande cuidado, algumas pessoas removem com sucesso as pontas das cutículas, onde não existem células vivas. Mas cortar ou pressionar a porção da cutícula  contendo células mortas ou vivas - que está protegendo a lâmina ungueal em desenvolvimento pode causar paroníquia, uma infecção em torno da base da dobra da unha. A paroníquia pode se manifestar com sintomas como dores, tecidos avermelhados ou inchados e bolsões de pus amarelado. Banhar as unhas em água quente e cremes antibióticos muitas vezes derrota essas infecções, mas caso se agravem pode ser necessário o uso de antibióticos por via   
oral .
Fonte :HowStuffWorks

Bom,agora que sabemos o que é a cutícula e pra que serve,vamos aprender a cuidar bem delas.Quem vai pelo mesmo caminho ???


Veja pela última vez minhas unhas com cutículas feias.



















O esmalte da foto é o Amber da Love & Beauty,que mostrei aqui. A melhor maneira de parar de tirar as cutículas é hidratar.Lógico,todo mundo diz isso,mas dizem porque é o certo.Existem milhões de produtos para hidratação de unhas no mercado brasileiro.Vou mostrar o que estou usando.



Minhas amigas dizem que eu tenho produtos demais para pouca unha,mas gosto de alternar,as vezes uso um as vezes uso outro.O Soft Milk da Nivea foi o primeiro creme que usei,quando não removia as cutículas ainda,é bom e o cheiro é gostosinho,mas prefiro usar cremes próprios para unhas.Depois passei a usar o Cetaphil,que era da minha mãe,mas agora é meu também !Ele é pro corpo se não me engano,o cheiro não é muito bom,mas hidrata bastante também.O Creme Para Cutículas da Granado comprei quando eu já removia as cutículas,eu removia e passava o creme,e ele é muito bom mesmo,um dos melhores que já usei,e passo 2 vezes por dia,as vezes mais.O amolecedor de cutículas da Risqué também é bom,só que não uso ele com tanta frequência,uma vez na semana no máximo.O Vasenol mãos e unhas é novo,só usei umas 3 vezes,e passo quando acordo e antes de dormir,mas de vez em quando uso durante o dia também.O Problem Cuticle Remover já é outra história,é maravilhoso,e tira as pelinhas mortas,fiz resenha dele aqui.Só uso uma ou duas vezes por mês,porquê é importado,e só devo comprar outro em junho,quando minha mãe viajar novamente.

Sempre que passo o da Granado eu empurro as cutículas com uma espátula da Merheje.Os outros passo puro e lavo as mãos.

Meninas,esses são os produtos que ando usando pra matar minha vontade de pegar o alicate.Semana que vem eu volto mostrando como estão minhas cutículas.

Ah,já ia me esquecendo,tem 1 semana que não tiro e vou mostrar como está:


Não está 100% mas está melhorando a cada dia !O esmalte é o Buffy The Violet Slayer,que só vai aparecer por aqui sábado ou domingo.
Beijos meninas !





2 comentários:

  1. Eu usava o cetaphil para umas manchas que apareceram na minha pele ! Me lembro que foi um pouco caro ! Não sabia q servia para as cutículas ashuashuashu' Bjs ....

    ResponderExcluir
  2. Nem sei se serve para as cutículas,ahuahahu.

    ResponderExcluir